quarta-feira, 16 de outubro de 2013

LINFOGRANULOMA VENÉREO

O linfogranuloma venéreo (LGV) é uma doença sexualmente transmissível causada pelabactéria Chlamydia trachomatis. Caracteriza-se pelo aparecimento de uma lesão genital (lesão primária) e que se apresenta como uma ulceração (ferida) ou como uma pápula (elevação da pele). Seu período de incubação varia de 7 a 30 dias. A transmissão mais frequente dá-se através da relação sexual. O reto de pessoas cronicamente infectadas é reservatório de infecção.

SINONÍMIA
A doença (dst) é conhecida por diversos nome, dentre eles2 3 4 :
Doença de Nicolas-Favre
Mula
Bubão
Bubão climático
Bubão escrofuloso
Bubão d' emblé
Linfogranuloma inguinal
Quarta moléstia venérea
Poroadenite inguinal
Supurada inguinal
Linfogranulomatose inguinal subaguda
Úlcera venérea adrenógena

QUADRO CLÍNICO
O Linfogranuloma venéreo caracteriza-se pelo aparecimento de uma lesão genital de curta duração (de três a cinco dias), que se apresenta como uma pequena ferida ou como uma elevação da pele. Essa lesão é passageira e, muitas vezes, não é identificada, passando despercebida pelos pacientes.
Após um período de duas a seis semanas, surge um inchaço doloroso dos gânglios de uma das virilhas, denominado bubão, que é mais perceptível nos homens. Se esse inchaço não for tratado adequadamente, evolui para o rompimento espontâneo e formação de feridas que drenam pus.
Entre a contaminação e o surgimento do bubão, podem ocorrer sintomas gerais discretos, como febre e dores musculares e articulares.
Devido à fibrose dos gânglios e consequente dificuldade de drenagem linfática, pode ocorrer a elefantíase dos órgãos genitais. Na mulher, o comprometimento de gânglios ao redor do reto pode levar ao estreitamento retal.

COMPLICAÇÕES
Elefantíase do pênis, escroto, vulva.
Proctite (inflamação do reto) crônica.
Estreitamento do reto.

TRATAMENTO
Como o contágio é feito pela prática sexual, a melhor forma de prevenir-se contra o linfogranuloma venéreo é fazer uso do preservativo em todas as relações sexuais.
Para o tratamento são utilizados medicamentos à base de antibióticos que, entretanto, não revertem sequelas, tais como o estreitamento do reto e a elefantíase dos órgãos sexuais. Quando necessário, também é feita a aspiração do bubão inguinal. O parceiro também deve ser tratado.

PREVENÇÃO
A prevenção é feita através do uso do preservativo e da higienização dos órgãos sexuais após o coito1 .

VER TAMBÉM
É uma doença que muda o sistema reprodutor da pessoa.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linfogranuloma_ven%C3%A9reo

Nenhum comentário:

Postar um comentário